Foram 363 dias de agonia, após o sofrimento iniciado no dia 26 de junho de 2011. Trinta e oito jogos e 73 pontos depois de ser rebaixado para a segunda divisão argentina, o River Plate garantiu seu retorno à elite nacional neste sábado, com uma vitória por 2 a 0 sobre o Almirante Brown e um herói: David Trezeguet.
Precisando vencer para não depender dos playoffs da "Promoción", o time não decepcionou os torcedores que fizeram grande festa no Estádio Monumental. O herói "millionario" foi um torcedor assumido do River: o atacante Trezeguet, veterano de 34 anos que chegou à equipe no fim do ano passado dizendo que jogaria por amor ao clube. Com dois gols na partida (e um pênalti desperdiçado), o francês - que foi criado em Buenos Aires - garantiu a vitória e o título da segunda divisão para o time de Belgrano.
Herói Trezeguet comemora um dos gols: ídolo realiza sonho de jogar pelo River Plate (Foto: EFE)
O resultado deste sábado consagra o processo de reformulação pelo qual o elenco do River passou desde a metade do ano passado. Entre os destaques do elenco ainda estão o meia Dominguez e o atacante Cavenaghi, artilheiro da equipe no campeonato, com 19 gols.
Outra peça fundamental para a consolidação da renovação do time foi a chegada do técnico Matias Almeyda. O atual treinador viveu o drama do rebaixamento como atleta e pendurou as chuteiras, assumindo o cargo de treinador do River logo depois.
O jogo que confirmou a volta do time de Belgrano à elite do futebol argentina começou com muitos erros de passe. Ansiosos para construir o placar que não faria o River depender de nenhum outro resultado, os atletas millionarios não conseguiam construir os ataques, embora não sofressem pressão do Almirante Brown.Primeiros 45 minutos de agonia
Aos 19 minutos de partida, chegou ao Monumental a notícia de que o Quilmes havia aberto dois gols de diferença sobre o Puerto Madryn, assumindo a liderança provisória da Série B argentina. Assim, River e Instituto fariam um jogo extra para definir quem subiria de forma direta e quem passaria pela "Promoción" (ambos empatavam suas partidas em 0 a 0 naquele momento).
A torcida do River quase comemorou quando Vella recebeu bom passe na direita e bateu cruzado, para a defesa de Monasterio, aos 26. Trezeguet tentou escorar o rebote para o fundo das redes em três oportunidades, mas o máximo que conseguiu foi um escanteio. Em seguida, o Almirante Brown respondeu com uma cabeçada de Nievas, defendida por Vega.
Ainda houve mais uma boa chance do River no final da primeira etapa, quando Trezeguet apareceu para cabecear dentro da área e jogou a bola próxima ao gol de Monasterio. Sendo assim, os Millionarios foram para os vestiários sabendo que teriam apenas mais 45 minutos para cumprir a missão.
Torcida, que lotou o Monumental, faz a festa com a conquista da Segunda Divisão (Foto: EFE)
Trezeguet se torna o herói
Ciente da necessidade de atacar, Matias Almeyda operou duas substituições no intervalo da partida. O River retornou para o segundo tempo com Funes Mori no lugar de Cavenaghi e com Ocampos substituindo González. E as trocas fizeram efeito: os donos da casa voltaram com mais poder ofensivo e trocando bons passes.
Logo aos 4 minutos da etapa final, Trezeguet fez o Monumental explodir. O atacante tabelou de cabeça com Funes Mori e recebeu passe na entrada da área, batendo forte de pé esquerdo, de primeira, para estufar as redes e abrir o placar com um golaço. O replay mostrou que Funes Mori estava em posição irregular ao receber o passe do camisa 7: nada que faria a alegria dos Millionarios diminuir.
O 1 a 0 fazia com que o River retornasse à liderança da segunda divisão e garantisse o acesso direto à elite. No entanto, para não correr perigo, o time anfitrião continuava jogando de forma ofensiva e pressionava o Almirante Brown. Os torcedores ficaram mais tranquilos quando souberam que o Instituto estava perdendo para o Ferro Carril, resultado que dava ao River o direito de empatar para conseguir a volta à Primeira Divisão.
Os Millionarios tiveram mais uma chance aos 23, quando Funis More foi lançado na segunda trave e cabeceou para o chão, forçando o goleiro Monasterio a fazer boa defesa e impedir o segundo do River.
Site do River Plate comemora a volta do clube à Primeira Divisão da Argentina (Foto: Reprodução)
Quando o jogo já estava na reta final, a notícia do segundo gol do Ferro sobre o Instituto deixou os torcedores mais aliviados. Os "hinchas" já começavam a fazer festa e viram Aguirre sofrer pênalti após avanço pela direita, aos 39. Trezeguet se prontificou para a cobrança, mas não bateu bem, facilitando a defesa de Monasterio. A apreensão no Monumental ainda resistiria por mais alguns minutos.
A torcida millionaria passou a cantar ainda mais forte para "acelerar" o relógio no Monumental. O terceiro gol do Ferro Carril soou muito bem para os torcedores, que ainda viram mais um gol de Trezeguet. O francês recebeu bom passe de Funis More e não desperdiçou, fazendo seu segundo no jogo e 13° no campeonato. Logo após a comemoração do segundo tento do jogo, os Millionarios vibraram com o apito final do juiz Alejandro Toia e com reerguimento de um dos gigantes argentinos.
Quilmes também garante acesso
Com a vitória de 2 a 0 sobre o Puerto Madryn, o Quilmes terminou o campeonato na segunda colocação e também garantiu seu acesso direto para a Primeira Divisão. Enquanto isso, o Instituto, derrotado por 3 a 0 pelo Ferro Carril, ficou com o terceiro lugar e disputará a "Promoción", assim como o Rosário Central, que terminou na quarta colocação após a derrota para o Desamparados por 3 a 2.
Neste domingo, é a vez da Primeira Divisão ser definida. Devido ao regulamento confuso do Campeonato Argentino, o Tigre pode protagonizar um feito inédito, já que tem chances de ser campeão e, ao mesmo tempo, cair para a Segunda Divisão.
Fonte:globoesporte.com
Postado por Guilherme Lourenço.