Um time de futebol é formado por 11 jogadores. As seleções reúnem os 11 melhores atletas. E foi também o número 11 que marcou a atual edição do Troféu Telê Santana que, pelo 11º ano consecutivo, premiou os melhores do esporte mineiro numa temporada.
Na cerimônia concorrida no Grande Teatro do Palácio das Artes, nesta segunda-feira, o público conheceu a mais nova seleção de talentos de Minas Gerais: do goleiro aos atacantes, além do ‘Craque do Ano’ e de outros troféus que consagraram a eficiência demonstrada em 2011.
Dirigentes, jogadores, torcedores e autoridades estiveram presentes à festa. O governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia, e o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, viram de perto a escalação dos melhores do ano.
O Oscar do esporte das Gerais - que teve como tema ‘A Magia do Futebol’ - também exaltou outros exemplos de talento. O Praia Clube, de Uberlândia, foi o Destaque Estadual, por seu título no Campeonato Mineiro de Vôlei Feminino, ao lado do Cruzeiro, que venceu o Estadual no Masculino.
De volta aos gramados, o Tupi, campeão da Série D do Campeonato Brasileiro, levou o troféu de Destaque Nacional, honraria que também coube ao América, pela conquista do Brasileirão da categoria Sub-20. O Destaque do Interior ficou com o Boa Esporte, dono da taça do Módulo II do Campeonato Mineiro.
O Atletismo também não foi esquecido. Os maratonistas Maria Lúcia Santos do Nascimento e Paulo Roberto de Almeida Paula (Cruzeiro) receberam a Homenagem Especial. Ainda nos esportes especializados, o Minas Tênis Clube foi aclamado como Destaque Internacional.
Os craques que empolgam dentro das quatro linhas
Como sempre, o ponto alto da festa foi o futebol. Era hora de conhecer quais os 11 agraciados com a chancela de titulares da Seleção do Troféu Tele Santana na temporada 2011.
Todo grande time, dizem, começa por um grande goleiro. Titular absoluto do Cruzeiro, Fábio aumentou sua coleção de troféus e foi eleito, mais uma vez, o dono da camisa 1. Ele é, de longe, o recordista de premiações do ‘Oscar’ do futebol mineiro, com nove conquistas em 11 temporadas. Em 2006, 2008 e 2010, Fábio foi eleito o craque do ano. Em 2007, ele ganhou o prêmio Fair Play, junto com o goleiro Juninho, do Atlético. O goleiro ainda integrou a seleção do Troféu Telê Santana em 2006, 2008, 2009, 2010 e 2011.
Na lateral-direita, um premiado de duas torcidas: Marcos Rocha, que disputou uma boa temporada pelo América em 2011, agora joga pelo Atlético e ficou com a camisa 2 da festa.
Montillo recebe o prêmio de Craque do Ano das mãos do governador Anastasia |
O meio-campo veio recheado de disposição e talento. Os volantes eleitos foram Fillipe Soutto, do Atlético, e Fabrício, que atuou pelo Cruzeiro no ano passado e hoje integra o elenco do São Paulo. Na criação, um representante de cada uma das duas maiores torcidas de Minas: Bernard, do Galo, e Montillo, da Raposa. Os dois atletas tiveram uma noite mágica e ainda receberam mais um prêmio: o camisa 10 azul ganhou também como Craque do Ano (eleito pela Bolsa de Craques, com 405 pontos) e Bernard venceu como a revelação da temporada.
“Para mim, é muito importante receber este prêmio, mas faço questão de salientar que tudo que consegui foi com a ajuda dos meus companheiros, quero compartilhar este prêmio com eles, com minha família, que também foi importante para mim. Ano passado foi um ano difícil para mim, no lado pessoal, então para mim é muito importante receber mais um prêmio aqui e quero continuar sempre melhorando no Cruzeiro”, disse o 10 azul.
Com um meio campo assim, o trabalho ficou fácil para os atacantes: Neto Berola, do Atlético, e Kempes, do América, foram os agraciados como os homens de frente da Seleção de craques.
E o melhor comandante? Depois de salvar o Galo da degola, Cuca foi um dos nomes da noite, embalado por duas vitórias nas duas primeiras rodadas do Campeonato Mineiro 2012. No ano passado, ainda no Cruzeiro, o treinador viu o colega Dorival Júnior ficar com o troféu. Neste ano, ele levou a honraria. “Ganhou (em 2011) o Dorival que é meu amigo e mereceu. Ele fez um ótimo fim de ano pelo Galo. Hoje, é uma honra e um orgulho estar entre os melhores do futebol de Minas. Tenho certeza que nós, do Atlético, teremos uma conquista grande este ano".
Confira a lista completa dos melhores do esporte mineiro:
Goleiro: Fábio (Cruzeiro)
Lateral-direito: Marcos Rocha (América)
Zagueiros: Réver (Atlético) e Victorino (Cruzeiro)
Lateral-esquerdo: Gilson (América)
Volantes: Fabrício (Cruzeiro) e Fillipe Soutto (Atlético)
Meias: Bernard (Atlético) e Montillo (Cruzeiro)
Atacantes: Kempes (América) e Neto Berola (Atlético)
Técnico: Cuca (Atlético)
Craque do Ano: Montillo (Cruzeiro)
Revelação: Bernard (Atlético)
Destaque Nacional: Tupi (Juiz de Fora)
Destaque Nacional: América
Destaque do Interior: Boa Esporte (Varginha)
Destaque Internacional: Minas Tênis Clube
Destaque Especial Meia Maratona Feminino: Maria Lúcia Santos do Nascimento
Destaque Especial Meia Maratona Masculino: Paulo Roberto de Almeida Paula
Destaque Estadual Campeonato Mineiro de Vôlei Feminino: Praia Clube
Destaque Estadual Campeonato Mineiro de Vôlei Masculino: Cruzeiro
Fonte:superesportes.com
Postado por Guilherme Lourenço.
Gostei muito do evento tele santana 2012 desse ano ;muito bem formulado e organizado .Nessa eleiçao GRAÇAS A DEUS deu atletico 7 premiaçoes melhor zagueiro;revelaçao;volante ;zagueiro na seleçao de craques ;meia;atacante;tecnico fora o lateral direito que agora e nosso so lamentaçao para o cruzeirense epara o atletico VITORIA ..ESSA mensagem foi de:Pedro Bicalho Montes Claros
ResponderExcluir