Ronaldo vai se despedir da Seleção Brasileira e do futebol nesta terça-feira, às 21h50m (de Brasília), contra a Romênia, no Pacaembu, em São Paulo. Será a última chance do Fenômeno marcar com a camisa amarelinha. Ao todo, em 18 anos de carreira, o ex-jogador disputou 134 jogos e marcou 95 gols pelo time canarinho (sendo 104 partidas na equipe principal). Quinze dos tentos em Copas, o que o tornou o maior goleador da história dos Mundiais (confira os tentos no vídeo ao lado).
A estreia de Ronaldo pela Seleção Brasileira aconteceu no dia 23 de março de 1994, na vitória por 2 a 0 sobre o Argentina, em Recife. O primeiro dos 134 gols do Fenômeno saiu no jogo seguinte, no triunfo por 3 a 0 na Islândia, em maio, em Florianópolis. A última partida foi na derrota por 1 a 0 para a França, nas quartas de final da Copa do Mundo de 2006.
Mas Ronaldo não atuou apenas na equipe principal. Na Seleção sub-20, o Fenômeno fez 22 jogos e marcou 22 gols. No time olímpico, o ex-jogador disputou as Olimpíadas de Atlanta, em 1996, fez oito jogos e balançou a rede em seis oportunuidades. O retrospecto do jogador com a amarelinha em todas as categorias é de 93 vitórias, 27 empates e 14 derrotas.
Ronaldo disputou quatro Copas e foi duas vezes campeão do mundo, em 1994, nos Estados Unidos, e 2002, na Coréia do Sul e do Japão. Além dos dois torneios, ele ainda disputou os de 1998 e 2006. Enquando na França, o time foi derrotado nas semifinais, na Alemanha, a derrota ocorreu nas quartas de final da competição.
Mano promove seis alterações na equipe que vai encarar a Romênia
Para o amistoso desta terça-feira, Mano vai promover seis alterações na equipe em relação ao jogo diante da Holanda, no último sábado, em Goiânia. Saem Julio César, Ramires, Thiago Silva e Daniel Alves, liberados pelo treinador do grupo, e Elano e Lucas Leiva por opção. Entram Victor, Maicon, David Luiz, Sandro, Henrique e Elias. Tudo para o comandante observar os atletas e fechar a lista da Copa América, que será divulgada logo após o confronto no Pacaembu.
Mano já sabe com qual perfil de jogador quer contar na Copa América. Desempenho e atitudes dentro e fora de campo vão fazer diferença no momento de montar o grupo. Paulo Henrique Ganso e Alexandre Pato, que ainda se recuperam de lesão, podem pintar na lista de atletas que vai viajar para a Argentina.
- Você leva em consideração tudo o que se vivenciou nesse tempo. Se leva a capacidade que o jogador tem de mostrar o que não teve chance de fazer em algum momento. Também pela trajetória, pelo conhecimento que temos de cada um. Você analisa o momento do atleta, as prioridades e as carências - afirmou o treinador.
Victor, Maicon, Lúcio, David Luiz e André Santos; Sandro, Henrique e Elias; Robinho, Neymar e Fred. | Tatarusanu; Mujdza, Spahic, Papp e Bourceanu; Sanmartean, Surdu, Torje e Zicu; Marica e Tanase |
Técnico: Mano Menezes | Técnico: Stephen Jovan |
Árbitro: Sérgio Pezzotta (Argentina) Auxiliares: Hernan Maidana (Argentina) e Arie Busto (Argentina) | |
Estádio: Pacaembu (São Paulo) | |
Transmissão: A TV Globo transmite ao vivo e o GLOBOESPORTE acompanha em Tempo Real. FONTE:GLOBOESPORTE.COM Postado por Guilherme Lourenço. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário