sábado, 18 de fevereiro de 2012

UFC 2012 vai ferver.

O ano de 2012 mal começou, e algumas lutas de MMA já entraram para a lista de possíveis melhores combates da temporada. Diego Sanchez x Jake Ellenberger, Nick Diaz x Carlos Condit e Vitor Belfort x Anthony Johnson estão entre elas. Mas ainda há muitas outras disputas por vir, e algumas prometem entrar para a história do esporte. Conheça abaixo algumas das lutas já confirmadas para acontecer neste ano, e se programe para acompanhar todas elas pelo canal Combate e pelo SPORTV.com.
Pôster do UFC 144, que será disputado no Japão (Foto: Divulgação/UFC)Frankie Edgar e Ben Henderson se enfrentam no
UFC 144, no Japão (Foto: Divulgação/UFC)
Frankie Edgar x Ben Henderson
A disputa do título dos pesos leves promete ser uma das lutas mais empolgantes do ano. Programado para o UFC 144, no Japão, o duelo reúne o campeão Frankie Edgar, que vem de uma vitória histórica por nocaute contra Gray Maynard, e Ben Henderson, que vem de três vitórias em sequência contra Donaldo Cerrone, Jim Miller e Clay Guida. Com características parecidas (Edgar sobreviveu a dois primeiros rounds devastadores para conseguir um empate e um nocaute contra Maynard, enquanto Henderson teve de se livrar de tentativas de finalização quase perfeitas de seus três últimos adversários), os dois pesos-leves são, sem dúvida, os melhores representantes da categoria.
Jon Jones e Rashad Evans lado a lado em coletiva do UFC (Foto: Reprodução Twitter)Jon Jones e Rashad Evans disputam o cinturão dos
meio-pesados no UFC 145 (Foto: Reprodução Twitter)
Jon Jones x Rashad Evans
Dois ex-companheiros de treinos se tornam rivais e se encontram na disputa do título dos meio-pesados do UFC. Jon Jones é hoje tido como o lutador mais espetacular do mundo, com quatro vitórias incontestáveis em 2011 (contra Ryan Bader, Maurício Shogun, Quinton "Rampage" Jackson e Lyoto Machida), detendo o cinturão da categoria. O ex-campeão Rashad Evans vem de sete vitórias em suas oito lutas (bateu Michael Bisping, Chuck Liddell, Forrest Griffin, Thiago Silva, Quinton "Rampage" Jackson, Tito Ortiz e Phil Davis, sendo derrotado apenas por Lyoto Machida), e diz conhecer os pontos fortes e fracos de seu futuro rival. O favoritismo e a confiança demonstrados por Jones podem esbarrar no status de azarão de Evans, que não combina com o seu cartaz e seu status atuais. Promessa de guerra no UFC 145.
MMA UFC Jim Miller x Melvin Guillard (Foto: Getty Images)Jim Miller (à direita) encara Nate Diaz no dia 5 de
maio, no UFC em Nova Jersey (Foto: Getty Images)
Jim Miller x Nate Diaz
Dois dos mais empolgantes e agressivos pesos-leves da atualidade, Miller e Diaz têm um encontro marcado no dia 5 de maio, em Nova Jersey. O duelo principal do evento, que pode definir o próximo desafiante ao cinturão da categoria, é ainda mais interessante por possibilitar ver a reação do "bad boy" Nate Diaz diante de um adversário que não se deixará levar pelas tradicionais provocações, que são sua marca registrada. Por outro lado, será interessante ver como Miller reagirá à postura dominante e até arrogante de Diaz no octógono. Em comum, os dois mostram a obsessão pela vitória e a disposição em nocautear ou finalizar seus adversários. Candidata antecipada ao prêmio de melhor luta da noite.
Chael Sonnen e Anderson Silva no UFC 117 (Foto: Divulgação UFC)Chael Sonnen e Anderson Silva farão a revanche mais
esperada do MMA no UFC 147(Foto: Divulgação UFC)
Anderson Silva x Chael Sonnen
Talvez a revanche mais esperada da história do MMA moderno, que deu origem até mesmo a um documentário ("Como água", que estreia no Brasil em março). Após a vitória milagrosa do brasileiro no UFC 117, após ser castigado por quatro rounds e meio, o polêmico americano não cansa de provocá-lo e de dizer que ele, sim, é o verdadeiro campeão dos pesos-médios. Insultos, desafios, declarações a todos os meios de imprensa, rivalidade clubística e provocações até mesmo à família de Anderson Silva apimentam o duelo, que colocará frente a frente, os dois melhores representantes da categoria no momento. O duelo, programado para o UFC 147, que acontece no Brasil, em junho, será realizado muito provavelmente em um estádio de futebol. Após cumprir uma suspensão por doping e vencer Brian Stann e Michael Bisping, Sonnen se diz pronto para encarar Anderson no Brasil. O brasileiro, por sua vez, defenderá sua invencibilidade de quase seis anos no UFC diante de sua torcida. O que mais pode haver de ingredientes para que o combate literalmente pare o planeta?
Montagem Wanderlei Silva e Vitor Belfort UFC (Foto: Divulgação/Site Oficial do UFC)Wanderlei Silva e Vitor Belfort se enfrentarão no UFC
147, que acontece no Brasil (Foto: Divulgação/UFC)
Vitor Belfort x Wanderlei Silva
Uma revanche esperada há 14 anos. É assim que Wanderlei Silva encara a luta contra Vitor Belfort, que o derrotou em apenas 44 segundos na última - e única - vez que se enfrentaram, em 1998, no Ginásio da Portuguesa, em São Paulo, no primeiro UFC realizado no Brasil. Mais velhos e mais experientes, os dois lutadores atuarão, antes do duelo, como técnicos do reality show "The Ultimate Fighter Brasil", para depois se enfrentarem no UFC 147, que acontece no Brasil, em junho. Ainda que publicamente nenhum dos lutadores dê declarações provocativas sobre o combate, ambos acreditam piamente que vencerão a luta. Para Vitor, seria mais um passo rumo à disputa do cinturão dos médios. Para Wanderlei, um acerto de contas que já dura quase uma década e meia. Para o público, a garantia de uma luta na qual a diferença entre o vencedor e o vencido só será conhecida após um espetáculo digno do tamanho das duas lendas que estarão no octógono.
Dominick Cruz e Urijah Faber, UFC (Foto: Divulgação/UFC)Dominick Cruz e Urijah Faber se enfrentarão pela
terceira e última vez no UFC (Foto: Divulgação/UFC)
Dominick Cruz x Urijah Faber
O capítulo final da trilogia Cruz x Faber acontecerá após os dois lutadores serem técnicos do reality show "The Ultimate Fighter 15". Após uma vitória de Faber e uma de Cruz nas duas primeiras lutas entre os dois atletas, o capítulo final será escrito com letras garrafais na história da categoria dos pesos-galo do UFC. Ambos se detestam, e não fazem questão de esconder isso de ninguém. Faber diz que Cruz não tem poder de nocaute, e que luta com o regulamente debaixo do braço, evitando o contato direto e aplicando golpes que impressionam os juízes, mas que não têm efetividade. Cruz responde dizendo que Faber não é rápido, talentoso e nem tem tamanho suficiente para encurtar a distância e achá-lo no octógono. Ainda sem data definida, mas provavelmente agendado para o verão nos EUA, o duelo promete por fim às dúvidas sobre quem é o maior nome da categoria atualmente.
Cain Velasquez pesagem UFC (Foto: Reprodução Combate)Cain Velasquez espera se recuperar da derrota para
Cigano diante de Frank Mir (Reprodução: Combate)
Cain Velasquez x Frank Mir
Confirmada pelo dono do UFC como estar garantida para acontecer em 2012 - mais ainda sem data definida - a luta entre Frank Mir e Cain Velasquez promete ser uma das mais interessantes do ano. Vindo de sua primeira derrota na carreira, quando perdeu o título dos pesos-pesados para o brasileiroJunior Cigano, Velasquez busca se recuperar e não deixar os demais candidatos à disputa do cinturão que já foi seu se distanciarem. Já Frank Mir, que tornou-se o primeiro homem a nocautear e também a finalizar a lenda Rodrigo Minotauro, vem em ascenção e busca um combate que lhe leve o mais rapidamente possível à disputa do título. Com estilos parecidos - bom jogo de chão e fortes na trocação em pé - os dois gigantes prometem um confronto sem enrolação. Alguém terá seu braço levantado ainda no primeiro round.
Juniordos Cigano Alistair Overeem ufc mma (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)Junior Cigano e Alistair Overeem se enfrentarão em
26 de maio, em Las Vegas (Arte: Globoesporte.com)
Júnior Cigano x Alistair Overeem
Quando se coloca frente a frente dois dos maiores golpeadores do planeta, o resultado só pode ser um: nocaute. Atual campeão dos pesados do UFC, Júnior Cigano, confia no seu boxe e na sua velocidade para anular a lenda holandesa Alistair Overeem, que traz consigo os cinturões do Strikeforce, do Dream e do K1. Com poder de nocaute sobrando para ambos os lados, o que pode fazer a diferença na luta está longe das mãos e dos pés. Está dentro do peito. O coração. Overeem é conhecido por não conseguir render bem quando pressionado. Já Cigano, que tem oito vitórias em oito combates no UFC, tem como características a raça e a determinação, além de um upper devastador. O holandês, por sua vez, possui chutes fortíssimos, muita experiência e uma força física que lhe rendeu o apelido de "Demolidor". Quem estiver assistindo a luta, que acontece dia 26 de maio, no UFC 146, só tem que se preocupar com uma coisa: não piscar.
Georges St-Pierre ufc (Foto: agência Getty Images)St. Pierre terá pela frente o americano Carlos Condit
pelo título dos meio-médios (Foto: Getty Images)
Georges St. Pierre x Carlos Condit
A vitória sobre Nick Diaz que lhe garantiu o cinturão interino dos meio-médios do UFC 143 rendeu a Carlos Condit uma imagem de que tem alguma chance de vitória sobre o canadense Georges St. Pierre, detentor do título da categoria. Para vencer St. Pierre, está provado que um lutador precisa ter um plano de luta e a habilidade para não fugir dele pelo tempo que for necessário. Não foi isso que Condit fez contra Diaz. Somando-se a isso a longa ausência de St. Pierre em fiunção de uma delicada operação no joelho, chega-se à conclusão que o americano tem totais condições de unificar os títulos, certo? Vamos com calma. O canadense é um dos melhores lutadores peso por peso do planeta, e vem de nove lutas invicto contra alguns dos melhores atletas de sua categoria de peso. Vencê-lo jamais foi uma tarefa fácil (em 24 lutas, perdeu apenas duas, e vingou ambas com vitórias definitivas). Portanto, até novembro, quando espera estar pronto para lutar, St. Pierre terá tempo para se preparar, e Condit, para estudar seu adversário. Certamente o mais duro que terá enfrentado em sua carreira.
Fonte:sportv.com
Postado por Guilherme Lourenço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário