segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Craque da J-League, brasileiro aposta: 'Podemos ser o Mazembe japonês' Eleito o melhor jogador do Campeonato Japonês e campeão com o Kashiwa Reysol, Leandro Domingues sonha alto no Mundial de Clubes da Fifa

Leandro Domingues, eleito o craque do campeonato japones (Foto: Divulgação)
Leandro Domingues estava à beira do palco quando atendeu ao telefone do GLOBOESPORTE.COM na noite desta segunda-feira no Japão (manhã no Brasil):
- Acabei de receber o prêmio de melhor jogador do Campeonato Japonês. Pode me ligar daqui a pouco, por favor?
Campeão da J-League pelo Kashiwa Reysol no último sábado, o ex-meia de Vitória, Fluminense e Cruzeiro foi a estrela da festa da liga japonesa. O prêmio, entregue após votação dos jogadores, serviu de motivação extra para Leandro disputar o Mundial de Clubes da Fifa a partir de quinta, quando o representante do país-sede abre o torneio contra o Auckland City, da Nova Zelândia. O vencedor pega o Monterrey, do México, na quarta de final que definirá o rival do Santos. Para o brasileiro, o exemplo de 2010 serve de inspiração para a equipe treinada por Nelsinho Baptista.
- Podemos ser o Mazembe japonês. Quem sabe?
Com direito a “quicadinha” do goleiro Kidiaba, o Mazembe, da República Democrática do Congo, venceu o Internacional por 2 a 0 e se tornou o primeiro “intruso” na final do Mundial, até então sempre disputada entre sul-americanos e europeus. Na decisão, o Inter de Milão não teve dó da zebra: 3 a 0.
- Nossa ambição é chegar na semifinal contra o Santos. Sabemos que é difícil, mas nada é impossível. Sempre passa pela nossa cabeça enfrentar o Santos, o Barcelona... Mas temos que ir pensando jogo a jogo, pois é difícil – disse.
Revista com Leandro Domingues, eleito o craque do campeonato japones (Foto: Reprodução)Leandro Domingues é destaque em capa de revista japonesa (Foto: Reprodução)
O caminho do Kashiwa até a sonhada final seria o mais longo do torneio. Primeiro, tem que eliminar o Auckland, em Toyota, no playoff de quinta-feira, às 8h45m (de Brasília). Em seguida, o rival seria o Monterrey, domingo, também em Toyota, às 8h30m (de Brasília). A semifinal contra o Santos aconteceria no dia 14, na mesma cidade, às 8h30m (de Brasília). O “Mazembe japonês” chegaria então à decisão do dia 18, em Yokohama, às 8h30m (de Brasília).
Na outra chave, menos jogos: Esperánce (Tunísia) enfrenta o Al Sadd (Qatar) no próximo domingo, em Toyota, às 5h (de Brasília). O vencedor fará a semifinal contra o Barcelona, em Yokohama, dia 15, às 8h30m (de Brasília).
"Sabem que Neymar é diferenciado"
Esta é a segunda temporada de Leandro no futebol japonês. Em 2010, conquistou o título da Segunda Divisão com o Kashiwa e também foi eleito o melhor jogador da J-League 2. Para o meia de 28 anos, a “dobradinha” em 2011 coroa a excelente fase sua e do clube: o contrato está renovado até 2014 e o atleta foi escolhido para a capa da última edição da revista "Weekly Soccer Digest", que também o elegeu craque da competição e publicou uma entrevista de cinco páginas com o brasileiro.
Mesmo com o prêmio individual na J-League, Leandro sabe que as atenções no Mundial estarão voltadas paras as estrelas internacionais. Principalmente Lionel Messi e Neymar. Mais para o argentino, ídolo de japoneses e craque de um time que é referência para os treinadores do país-sede da competição da Fifa.- Ano passado éramos da Segunda Divisão e muitos falávamos que não iríamos chegar. Mas fomos campeões com sete rodadas de antecedência. Agora, falaram de novo que nosso time não chegaria... Surpreendemos e fomos os campeões. E só no meio do campeonato, quando os japoneses foram eliminados da Liga dos Campeões da Ásia, é que soubemos que o título dava vaga no Mundial. Foi uma surpresa melhor ainda – lembrou o camisa 10 (caso um japonês conquistasse a Champions, o campeão da J-League perderia a vaga e o vice do torneio continental entraria no torneio da Fifa).
- O pessoal conhece o Neymar aqui. Temos DVDs dos jogos da Libertadores e os jogadores viam, elogiavam. Eles sabem que o Neymar é diferenciado, falam muito dele e do Ganso, que são da Seleção. Mas os japoneses copiam muito o estilo de jogo europeu. Aqui, para eles, o Barcelona já é o campeão – concluiu.
Postado por: Alan Beltrano
Fonte: globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário