quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

CBF confirma: Copa do Brasil terá times da Libertadores em 2013. Clubes do torneio continental entrarão direto nas oitavas de final. Copa do Nordeste volta ao calendário em 2013 com 16 equipes.

Confirmado: a Copa do Brasil de 2013terá a participação dos clubes que também estiverem disputando a Libertadores no ano. Em entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira no Rio de Janeiro, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, anunciou a mudança no calendário.
A Copa do Brasil deixará de ser disputada apenas no primeiro semestre, estendendo-se de março a novembro, com os times da Libertadores. Esses clubes entrarão nas oitavas de final, após o fim da competição continental.
A ideia da CBF é valorizar a Copa do Brasil, incluindo todos os melhores times do país. E evitar punir times por "sucesso", caso do Corinthians em 2011. Eliminado na Pré-Libertadores, o Timão não teve chance de disputar nem a Copa do Brasil nem a Sul-Americana, ao contrário de outros times que tiveram colocações piores no Brasileirão 2010. Em 2013, a Copa do Brasil terá um total de 86 clubes na disputa, com sete fases.
Oitenta equipes começarão a Copa do Brasil, em mata-mata. Sobrarão dez clubes, que se juntarão aos seis da Libertadores. Caso o país só tenha cinco vagas no torneio continental, o primeiro colocado do ranking nacional de clubes será convidado para completar as oitavas (16 times).
Outra mudança ocorrerá no processo de classificação para a Copa Sul-Americana. A fase eliminatória brasileira deixará de existir. O Brasil enviará quatro representantes para a competição, e a escolha deles não será mais apenas pela classificação do Campeonato Brasileiro. Serão indicados os clubes que deixarem a Copa do Brasil antes do início da Sul-Americana, de acordo com a classificação do Brasileiro do ano anterior. Ou seja, os mais bem colocados no Brasileirão 2012 que deixarem precocemente a Copa do Brasil de 2013 terão a chance de entrar na competição da Conmebol.
Copa do Nordeste
Ricardo Teixeira anunciou também o retorno da Copa do Nordeste em 2013, entre janeiro e março do ano, com 16 clubes: três da Bahia, três de Pernambuco, dois do Ceará, dois do Rio Grande do Norte, dois de Alagoas, dois da Paraíba e dois de Sergipe.
Fonte:globoesporte.com 
Postado por Guilherme Lourenço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário