quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Sobis no Beira-Rio: o retorno de um ídolo que o Internacional não quis Adorado pela torcida e decisivo em dois títulos da Libertadores, jogador pega o Colorado pela primeira vez no Sul. 'Mexe, com certeza', diz ele

Rafael Sobis gol Fluminense x Flamengo (Foto: Photocâmera)
A prática é que o Inter, no primeiro semestre de 2011, não quis renovar com Rafael Sobis. Achou que não valia a pena, pesando os prós do rendimento dele com os contras do salário que ele recebia. O atacante foi ao Fluminense, onde encontrou um desempenho que não vinha tendo em sua segunda passagem pelo clube colorado. Mas jamais deixou de ser ídolo da torcida vermelha. Neste domingo, pela primeira vez, o atleta terá que encarar o Inter como adversário no Beira-Rio.
Sobis foi uma das principais referências da mudança radical que abraçou o clube colorado na última década. Foi bicampeão da Libertadores, com três gols em finais – dois sobre o São Paulo, em 2006, e um sobre o Chivas, em 2010. Mas o futebol apresentado foi diferente na comparação entre antes e depois de ele sair para tentar a sorte na Espanha e nos Emirados Árabes. Entre o ano passado e a atual temporada, Sobis teve dificuldades para se firmar no time, participou da decepção contra o Mazembe e acabou deixando o clube.
A ele, foram alegadas questões físicas, decorrentes da cirugia no joelho do atleta. Se foram desculpas furadas ou não, ele prefere não pensar. Sobis agora acha melhor valorizar sua passagem pelo Fluminense.
- Pode ser, mas eu nem pensei por esse lado. Foi falado que eu tinha uma lesão crônica no joelho, mas são coisas que falam sem saber. Prefiro não ler muito sobre o assunto. Minha vinda para o cá foi bom pra mim mesmo. Vi que eu poderia melhorar e me cuidar. O Fluminense foi muito importante e acreditou em mim. Logo, o mínimo que tenho que fazer é tentar me doar ao máximo - disse o atacante.
Rafael Sobis passa a mão na taça da Libertadores (Foto: EFE)Pelo Inter, Sobis ganhou a Libertadores duas vezes, em 2006 e 2010 (Foto: EFE)
O respeito e a admiração por ele no Beira-Rio, porém, seguem intactos. E não é apenas pelo status de ídolo. É pelo rendimento em campo mesmo. O Inter conhece as capacidades do jogador e está claramente preocupado com ele.
- O Rafael vem evoluindo, como era de se esperar. Está em um novo estágio, voltando a ser o grande jogador que sempre foi. Teremos que ter uma atenção especial com ele – disse o técnico Dorival Júnior.
Entre os jogadores, ficou a amizade. E a atenção. O goleiro Muriel não quer ser vítima da capacidade de decisão de Sobis. Está atento a ele. E prevê o ex-colega motivado.
- O Sobis é um grande jogador. Uma das principais virtudes dele é o chute. Ele gira e bate bem, com a bola perto do pé. Não podemos dar espaço. Nós o conhecemos, como ele nos conhece, e temos que estar prontos para isso. Deve ser um sentimento especial jogar contra o time onde se criou, então ele vai querer mostrar o potencial dele, com todo o respeito ao Inter. O Sobis conseguiu grandes títulos aqui – comentou o goleiro.
A força da relação entre Sobis e o Inter pode ser sintetizada em Fernandão, companheiro de ataque do jogador do Fluminense na Libertadores de 2006 e atual diretor-técnico do clube gaúcho. Ele é padrinho de casamento do jogador.
- O Rafa era guri quando cheguei no Inter. Ele cresceu bastante. Passou dificuldades no início, mas depois chegou à Seleção e está em um grande clube. É parceiro, sou padrinho dele. Espero que no domingo não jogue tão bem quanto tem jogado nos últimos jogos. Vamos ver como ele vai se sentir no Beira-Rio. Acho que a torcida tem carinho por ele e também pelo Edinho, que foi o capitão quando eu saí – disse Fernandão para a Rádio Brasil.
Inter e Sobis já se reencontraram em 2011, mas não no Beira-Rio. No Engenhão, o Fluminense bateu o Colorado por 2 a 0. O atacante não marcou naquele jogo, mas já tem oito gols pelo Tricolor no Campeonato Brasileiro. A diferença é que agora será no estádio onde ele foi criado para o futebol, cercado pela torcida que o idolatrou.
- Isso mexe, com certeza. Ainda mais que é a primeira vez que jogo lá. O estádio vai estar lotado e eu vou tentar fazer o meu trabalho, ajudar o meu lado. Mas mexe um pouco mais, sim - reconheceu.
Postado por: Alan Beltrano
Fonte: GLOBOESPORTE.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário