
Os 12 clubes que disputarão o Módulo I do Campeonato Mineiro de 2012 se reuniram na tarde desta quarta-feira na sede da Federação Mineira de Futebol. A fórmula de disputa e as regras foram definidos pelos representantes de todas as diretorias.
O Estatuto do Torcedor prevê a impossibilidade de mudar a regra de um determinado campeonato sem a sua repetição por, pelo menos uma temporada. Desta forma, O Campeonato Mineiro mantém a mesma fórmula do ano passado.
A disputa será em turno único, com dois rebaixados. Quatro clubes se classificam para o mata-mata, disputado em duas partidas. Na semifinal, não há restrição quanto à capacidade mínima dos estádios. Para a decisão, os palcos deverão ter pelo menos cinco mil lugares para os torcedores.
O campeonato começa no dia 29 de janeiro e se encerra em 13 de maio. Jogadores podem ser inscritos até 23 de março. O valor mínimo dos ingressos ficou acordado em 10 reais.
Interior briga por volta da classificação de oito equipes
Todos os nove clubes do interior mineiro pleiteiam o retorno da fórmula de 2010. De 12 equipes, oito passavam para o mata-mata. O presidente do Guarani, de Divinópolis, questionou o Estatuto do Torcedor e tentou propor a mudança da regra já para 2012.
“Essa fórmula não é o ideal para os times mineiros e prejudica o interior. Nós já temos um orçamento apertado e podemos montar um time que dura poucas partidas. Vamos montar um time com apenas R$ 1,5 milhões e ainda temos que trabalhar muito para conseguir esse dinheiro com patrocinadores”, argumentou Edilson Oliveira.
Para a próxima temporada, a ideia é tentar novamente que o mata-mata seja aumentado. Contudo, os clubes da capital rechaçam a possibilidade. “Não podemos cometer esse erro de novo. O campeonato com semifinal e final tinha as melhores médias de público e renda e, em uma infelicidade, passaram oito para o mata-mata. Foi o pior campeonato, desmotivante e o público foi ruim. Essa fórmula atual é a ideal”, rebateu o diretor de futebol atleticano, Eduardo Maluf.
Preferência por horários alternativos
Alguns clubes manifestaram o desejo de que a tabela seja montada de acordo com seus interesses, em relação ao horário e dia. A proposta foi aceita na reunião.
Democrata e Nacional pedem que tenham preferência para jogar em casa às 20h30 de segunda-feira. Boa Esporte e América-TO querem jogar às 10 horas de domingo. A Caldense escolheu o horário de 10h30 de domingo. Já o Tupi prefere jogar aos sábados.
Fonte:superesportes.com
Postado por Guilherme Lourenço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário