O Botafogo escreveu mais um capítulo na história da grande vantagem que tem sobre o Atlético-MG. Nesta quarta-feira, venceu o Galo por 2 a 1, no Ipatingão, na estreia das duas equipes na Copa Sul-Americana. Com o resultado, o Fogão estabeleceu a marca de 13 vitórias sobre o adversário nos últimos 20 jogos. Herrera e Maicossuel fizeram os gols do Fogão, enquanto Richarlyson descontou para o Galo.
O público pagante, de 9.583 pessoas, sofreu e tentou empurrar o Galo para a vitória. Mas não evitou a derrota do time da casa. A sina contra o Botafogo continua. A renda foi de R$ 43.270,00.
O técnico Cuca, que fez sua estreia no Atlético-MG, terá muito trabalho pela frente. Na próxima partida entre as equipes, no dia 23, no Engenhão, o Botafogo poderá até mesmo perder por 1 a 0, que estará classificado para as oitavas de final da competição internacional. Vitória do Atlético-MG por um gol de diferença, desde que faça três ou mais, dará a vaga aos mineiros. Novo 2 a 1, mas a favor do Galo, forçará a decisão na disputa de pênaltis. Quem se classificar enfrentará os colombianos do Santa Fé ou do Deportivo Cali ou até mesmo os peruanos do Universidad César Vallejo.
Agora, porém, os times voltam as atenções para o Campeonato Brasileiro. Neste sábado, o Botafogo receberá o América-MG, às 21h (de Brasília), no Engenhão, enquanto o Atlético-MG vai a Curitiba, onde, no domingo, às 16h, encara o Coritiba, no Couto Pereira.
Vantagem do Fogão
O Botafogo, muito bem armado por Caio Júnior, foi superior durante todo o primeiro tempo. Comandado pelos habilidosos Felipe Menezes e Lucas Zen, o time carioca chegou com perigo várias vezes. O veloz Maicossuel e os valentes atacantes gringos Herrera e Loco Abreu davam muito trabalho ao sistema defensivo do Galo.Cuca preferiu utilizar o esquema 4-4-2, ao invés do 3-5-2 usado, nas últimas partidas, pelo ex-técnico Dorival Júnior. Jogadores como Réver, Guilherme Santos e Toró, que não eram aproveitados, voltaram ao time titular, e o ataque do Galo, mais uma vez, foi formado por Magno Alves e André. Porém, nada disso deu resultado.
Os dois gols do Botafogo, no primeiro tempo, foram marcados a partir do talento do quinteto ofensivo do Fogão. No primeiro, assinalado por Herrera, logo aos 6 minutos, houve falha de Patric, que pagou caro e foi substituído ainda antes do intervalo. Cuca, para preservar o jogador, que era vaiado insistentemente pelo torcedor atleticano, o tirou de campo e chamou o atacante Wesley.
O segundo gol foi marcado por Maicossuel, aos 38 minutos, após jogada veloz iniciada por Marcelo Mattos. No fim da primeira etapa, o Galo diminuiu, aos 44, com Richarlyson, no último lance do primeiro tempo, e deu novo alento ao time e ao torcedor alvinegro para a etapa final.
Placar inalterado
Atrás no marcador, o Galo voltou com tudo para o segundo tempo, pressionando mais e marcando forte a saída de bola do Botafogo. Neto Berola entrou no lugar de Magno Alves e atuou bem aberto pela direita, com o objetivo de abrir espaços na defesa carioca.
Wesley, Caio e Mancini, que entrou na metade do segundo tempo, se apresentaram mais para o jogo, na tentativa de explorar a presença de área de André, que, muito marcado, não conseguia encontrar brechas para concluir a gol. O Botafogo, por sua vez, fechadinho na defesa, vivia de contragolpes. Em alguns momentos, os cariocas se defendiam com os 11 jogadores atrás da linha da bola.
A pressão do Atlético-MG seguiu até o fim do jogo, mas foi insuficiente para conseguir o empate. Para facilitar ainda mais a vida dos botafoguenses, aos 40 minutos, Toró fez falta dura no meio-campo, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso pelo árbitro Paulo César de Oliveira.
4-4-2
- GOLGIOVANNI
- LADPATRIC
- ATAWESLEY
- ZADLEONARDO SILVA
- ZADRÉVER
- LAEGUILHERME SANTOS
- MECMANCINI
- VOLTORÓ
- VOLSERGINHO
- VOLRICHARLYSON
- MECCAIO
- ATAMAGNO ALVES
- ATANETO BEROLA
- ATAANDRÉ
4-4-2
- GOLJEFFERSON
- LADALESSANDRO
- ZADANTÔNIO CARLOS
- ZAEFÁBIO FERREIRA
- LAEMÁRCIO AZEVEDO
- VOLLÉO
- VOLLUCAS ZEN
- VOLMARCELO MATTOS
- MECFELIPE MENEZES
- MECMAICOSUEL
- ATAALEXANDRE OLIVEIRA
- ATAHERRERA
- ATAALEX
- ATALOCO ABREU
Postado por: Alan Beltrano
Fonte: GLOBOESPORTE.COM
Nenhum comentário:
Postar um comentário